Em meio à sujeira, ao lixo e à depredação, o secretário municipal de esportes mostrou à reportagem da Folha de Araputanga, as quadras poliesportivas Sidney de Freitas, no Jardim dos Ipês e Denilton BAtista Camilo, no Jardim Primavera. Acompanhada do Secretário visitamos, também, os campos de futebol e, a Quadra Milk-Shake (foto).
A imagem é desoladora, mas é a realidade de hoje, dia 08 de janeiro/13. O novo Secretário de Esportes do município de Araputanga, sem dúvida, também deve ter se espantado com a imagem que você vê (foto).
A primeira quadra municipal de Araputanga, construída na Administração do então prefeito Delci Garcia dos Santos, permaneceu abandonada nos últimos anos do último governo municipal que passou as chaves do município a Sidney Salomé em primeiro de janeiro/13. No esporte, como em outros setores da Prefeitura Municipal constatamos o retrato de certo abandono do patrimônio público.
Um local que chama atenção por aquilo que nomeamos como abandono é a quadra Milk-shake, como é tradicionalmente conhecida. Hoje, esse espaço público abandonado, tem o piso de cimento cheio de capim com pelo menos 50 centímetros de altura.
No governo que entregou as chaves para Salomé, o local serviu para guardar “entulhos”, mas, nos anos 1980/90 a Milk-Shake fora palco para partidas de vôlei, basquete, eventos como shows e muita torcida nas disputadas partidas das equipes de futebol de salão, entre essas as equipes, ficaram na história:
Manchete – de Márcio Dornellas;
Faz Ipê – onde jogava o jovem Sidney, hoje, prefeito de Araputanga;
Juvenil Cristal – do técnico João Luciano.
Furacão – do Tião Jibóia;
Araputanga Júnior – do técnico Tetê;
O desleixo com patrimônio púbico é assustador para uma cidade onde o esporte vem sendo destaque em varias modalidades, entre elas o Basquete e o atletismo, sem dizer no futebol que já foi para Araputanga sinal de orgulho.
E por falar em futebol, hoje nem o estádio municipal tem o campo descente para a prática do futebol. Os jogadores reclamam que o problema surgiu depois do show realizado no campo do Estádio Marcio Mendes. Para alguns atletas essa mega diversão destruiu a cerca e também danificou em muito o gramado.
Acompanhada do secretário de esporte Vinícius Nogueira a reportagem do Folha de Araputanga visitou no estádio Marcio Mendes, a pista de atletismo onde a campeã brasileira Nathália Ramalho treina e outras dezenas de pessoas caminham. Com as chuvas, valetas enormes tomaram contam da pista.
O Estádio municipal tem os banheiros do vestiário danificados e interditados. Em funcionamento encontra-se apenas um banheiro masculino e um feminino. As janelas do local estão destruídas e isso se repete no mini-estádio onde os portões não fecham, o mato tomou conta de tudo e o muro de contenção foi derrubado pela enxurrada.
Os ginásios de esportes estão vergonhosos. Com o abandono, a sujeira tomou conta de tudo. Por exemplo, no ginásio Sidney de Freitas a meninada entra e sai na hora que quer. Lógico, sem fechadura, a “casa” está aberta, pois não há tranca na porta traseira. No mesmo ginásio, os vestiários têm duchas “detonadas”, pias jorrando água o tempo todo. Os bebedouros são problema nos dois ginásios, segundo o secretário há meses esses equipamentos que deveriam gelar a água para os atletas, estão sem funcionar.
Imagine seu filho, treinando ou disputando uma partida, lutando para representar bem Araputanga e não ter nem água descente pra tomar, sem falar na sujeira que está no local das torneiras. Se você soubesse disso, deixaria ele jogar?
Outra fonte de perigo está no ginásio Denilton Batista Camilo, que além do bebedouro em mau estado, tem o quadro de energia todo aberto com fio de energia no chão e, paredes com infiltração.
Pelo lado de fora, o mato está da “altura das paredes”. Há relatos que no fundo do ginásio Denilton B. Camilo, a plantação dos pés de pingo de ouro, estão enormes, cresceram tanto que servem como local oculto para prática sexual e o uso de drogas. Esse vexame ocorre justamente no espaço público, ao lado da Promotoria de Justiça.
Sabemos que outros problemas existem, portanto, esse relato é a ponta do iceberg que o novo prefeito herdou da administração passada. O Jornal folha de Araputanga agradece ao secretário de esportes Vinícius Nogueira, pelas informações. Não há dúvida, o esporte de Araputanga pede socorro.
Nota: colaborou com informações para o nome das equipes de futsal, Adilson (Tiboa).